quarta-feira, 14 de março de 2012

SOPA Brasileiro cai - Não baixemos a guarda!

Bom, antes de tudo deixo vocês como  texto na íntegra retirado so site "Convergência Digital":

Pressionado pela rede social, autor do 'Sopa brasileiro' retira projeto no Congresso

:: Luís Osvaldo Grossmann
:: Convergência Digital :: 13/03/2012
Assim como a repercussão negativa levou o Congresso dos Estados Unidos a adiar indefinidamente a votação do projeto anti-pirataria na Internet, o deputado brasileiro Walter Feldman (PSDB-SP) também se rendeu às críticas e apresentou nesta terça-feira, 13/3, um requerimento retirando o projeto 3336/2012, já batizado de Sopa brasileira.

Cobrado também pelo twitter, Feldman justificou, em inglês, o recuo: “Estou respeitando a opinião mundial. Estou retirando o projeto da agenda do Congresso”. Ou ainda, em português, emendou que “já retirei e manifestei meu equívoco”.

O requerimento em si não revela a mudança de opinião, mas como explica a assessoria do parlamentar, uma semana de críticas, desde que a proposta foi apresentada em 6 de março, levou Feldman a abortar o projeto. Oficialmente, “não ficou específico que se tratava de um projeto contra a pirataria e não de censura”.

Pela proposta, sites alvos de denúncias de violação de direitos autorais ou de propriedade poderiam ser bloqueados por uma determinação administrativa, de ofício, do administrador brasileiro de endereços na rede – provavelmente o Ponto.BR, ligado ao Comitê Gestor da Internet. 

Considerações:
Já levantei em alguns lugares que se empolgar demais com mais essa vitória é preocupante e sei que minha postura, muitas vezes, parece pessimista e não me surpreeenderei no dia que me deparar com acusações de ser um COINTEL-PRO (militante de contra inteligência), tentando desanimar o pessoal ao dizer que determinadas vitórias são ilusórias.
O que acontece na verdade é que enxergo, assim como alguns as coisas sob um prisma de guerra e não de batalha. Imaginemos a situação como um jogo de damas ou xadrez. Uma das jogadas mais simples e técnicas mais básicas não é entregar uma ou algumas peças para desarticular a defesa do adversário e no fim ganhar o jogo? Não diz comumente entre os que jogam ou gostam de assistir futebol que "entrar de salto alto" faz perder jogos? Não vejo diferença alguma entre esses casos que citei e vitórias como essa.
Walter Feldman apresentou a lei a poucos dias e em apenas 1 semana de pressão retirou o mesmo da pauta de votação, houve pressão e resultado, vitória nossa, isso é um fato. Mas pode-se por um acaso perder de vista que em 6 meses esse é o TERCEIRO projeto do tipo censura que é apresentado e derrubado e isso só no Brasil, sem contar com SOPA, PIPA, ACTA e outros?

Observando o cenário eu vejo que essa lei teve uma repercussão muito menor que a lei anti-games, que por sua vez teve uma pressão bem menor do que a contra o AI5 Digital, enquanto isso Azeredo toma posse da CCTI que aprova ou não esse tipo de projeto e também outros que já estão na fila para serem derrubados ou passados, inclusive o retorno do AI5 Dgital do mesmo Azeredo. Nesses 6 meses, talves um pouco mais, se vê cada vez mais projetos nessa linha e cada vez menos pressão popular contra eles, pois o povo está cada vez mais confiante de seu poder e não é nada raro, aliás bem comum, você falar de um desses projetos abusivos e ouvir respostas como "Ah, nem esquenta, isso é inconstitucional, não vai passar", esquecendo-se que a lei anti-games tb era 100% inconstitucional e passou pela comissão de constitucionalidade.
Me preocupo sim e continuarei a jogar baldes de água fria o quanto for necessário e o quanto puder, pois a despeito da maioria absoluta da população brasileira sequer saber do processo pelo qual estamos passando, os que sabem ganham cada vez mais confiança e agem com cada vez menos força e porque eu sei, tenho plena certeza de que não precisam passar 4 ou 5 leis como essa, basta 1 única passar despercebida e a merda está feita, e não seremos mais capazes de parar o processo se não mediante a enfrentamento real.

ESTEJAMOS ALERTA PESSOAL... SEMPRE!

Somos Anonymous
Somnos Legião
Não esquecemos
Não perdoamos
Aguarde-nos 

2 comentários:

  1. É isso ai. A Pressão popular derrubando tudo!!!!!

    Elias Ximenes...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post galera, nós do Anonymous Salvador agradecemos! conteúdo passado pra a nossa célula!

    Rumo e avante!

    ResponderExcluir

Comente, participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...