quarta-feira, 7 de março de 2012

Deu pane no meu sistema








Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, morre, gaste e viva
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...
Não senhor, Sim senhor
 
 
A letra acima soa fantasiosa? Não, milhões de vezes não! Aos olhos do sistema atual é exatamente assim como somos. Meros robôs consumidores e escravos. E o pior: somos influencidados a acreditar que somos pessoas livres. Agora me pergunto: onde está a tal liberdade? Quem é realmente livre? Você..é você mesmo que está lendo esse texto, você é livre? Somos todos escravos..sempre atrelados ao "servir" ao trabalho assalariado que enriquece apenas ao patrão, já que o que nos resta mensalmente é fazer contas e mais contas para saldar as dívidas contraídas e sonhar com novos produtos de consumo que, ilusoriamente, achamos, nos farão mais felizes. Sempre fomos programados: programados para pensar que somos livres, programados para achar que fazemos alguma diferença onde trabalhamos, programados para lutar como cães de rinha em uma sociedade canibal e desumana. 
Vivemos em uma sociedade em que as desgraças são vistas como assuntos banais (podem até ser comentadas durante algum tempo com ares de sadismo) porém logo são esquecidas. O capital nos tornou verdadeiros robôs sem sentimentos, sem capacidade de discernimento. Corremos o tempo todo em busca de um lugar ao sol e isso tirou nossa capacidade de olhar para os lados. Não temos tempo para a solidariedade (a não ser que seja descontada na conta telefônica e possa ser abatida do imposto de renda), não temos tempo para a instrução (a não ser a acadêmica que irá nos proporcionar ferramentas para ingressar na selva). Nosso tempo livre: é gasto com a tv que nos diz qual será a nova moda, o novo corpo, o novo sonho de consumo. 
Até quando? Quando as correntes serão quebradas? Quando o pensamento voltará a pertencer a cada um individualmente? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...