sexta-feira, 30 de março de 2012

E o cerco está se fechando...



É notório que o sistema capitalista está em colapso. Inflou até onde podia e agora está em estado de convulsão, conforme podemos ver através das sucessivas crises que ocorrem mundialmente. Acontece que o sistema está agindo de forma diferente dos últimos tempos para cá. Se antes a máquina trabalhava de forma intensa para esconder do povo o que é o sistema e como ele funciona - através de uma bela fantasia de democracia e igualdade passada pela mídia e pelo sistema de educação - agora ela parece não estar mais tão preocupada em mascarar a sua verdadeira face e os seus verdadeiros planos para o futuro próximo. Exemplos não faltam para mostrar essa mudança de postura do sistema, e tudo converge para o mesmo lugar.

No plano internacional, a "crise" na Europa está mostrando a todos como o sistema é corrupto e mentiroso. A Grécia está prestes a perder parte de sua soberania para a Alemanha, em troca de um pacote de "ajuda" econômica que vai escravizar ainda mais aquele país. A população diretamente afetada com essas medidas está acordando da ilusão do "sistema capitalista perfeito" e lutando da forma como pode contra esse sistema. A polícia e os demais órgãos de segurança, que deveriam proteger a população e defender a sua integridade, estão agindo como Capitães do Mato, usando seus chicotes modernos contra os escravos que lutam por sua liberdade.

Nos Estados Unidos, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz (2009), Presidente Barack Obama,  "assinou uma ordem executiva que dá a ele o poder de instituir a lei marcial nos EUA. A Ordem Executiva de Preparação de Recursos para Defesa Nacional dará a Obama o poder de tomar os recursos do país em um período de crise ou de paz. Isto inclui recursos que vão desde gado a fontes de energia e água" (fonte - vejam o vídeo). Resumindo em linhas menores, ele agora tem o poder para implantar uma ditadura nos EUA no momento em que quiser. Cidadãos poderão ser presos a qualquer hora, sem mandado ou flagrante.
 
Aqui no Brasil as coisas não estão muito diferentes. O cerco está fechando. Vamos aos pontos:
 

• Repressão nas Universidades

 Todos nós sabemos que as universidades sempre foram berços de movimentos ativistas. Acontece que ultimamente esses movimentos estão sendo cada vez mais reprimidos dentro dos campi. 

Na USP, o reitor-interventor João Grandino Rodas, colocado diretamente pelo governo do PSDB, está tomando medidas para tirar cada vez mais a liberdade dos estudantes. Tudo começou com um convênio feito com a Polícia Militar para "garantir a segurança no campus", e com a desculpa de que estava havendo um alto consumo de entorpecentes lá dentro. A partir daí a gestão da USP se tornou um verdadeiro regime antidemocrático - a reitoria passou a não mais querer negociar reivindicações, a processar administrativamente e criminalmente estudantes e trabalhadores supostamente envolvidos no movimento, a oferecer gratificações a trabalhadores que não participam de greves, a promover eleições-relâmpagos para o DCE, e por aí segue. E, além de tudo isso, a reitoria ainda conta com o apoio massivo da mídia corporativista de direita, aliados na intenção clara de privatização da Universidade de São Paulo.

No Grande ABC, a Polícia Militar entrou em contato com as universidades do local na tentativa de implantar um conselho de segurança no local, com a desculpa de que a maioria dos estudantes mora fora do local, e não têm compromisso com o mesmo. Além disso, querem introduzir disciplinas optativas com orientações de segurança na grade dos cursos. A tentativa é clara de implantar a mesma repressão que agora impera na USP.

• Repressão nas Ruas

Assim como na Europa e nos EUA, o nível de repressão nas manifestações, protestos, greves e demais atos públicos está cada vez mais violento aqui no Brasil. A polícia aqui é extremamente despreparada, e utiliza suas ferramentas de coação (bala de borracha, spray de pimenta, gás lacrimogêneo, taser e etc) mesmo quando não há necessidade. A polícia já chega aos locais de manifestação enxergando os manifestantes como inimigos da ordem pública, baderneiros, vândalos e etc., não como cidadãos lutando pelos seus direitos.

• AI-5 da Copa

E para melhorar ainda mais a nossa situação, alguns senadores criaram o projeto de lei 728/2011, conhecido como AI-5 da Copa, que tipifica vários delitos que não temos no código penal. A principal tipificação é a de Terrorismo, que é definido como: “o ato de provocar terror ou pânico generalizado mediante ofensa à integridade física ou privação da liberdade de pessoa, por motivo ideológico, religioso, político ou de preconceito racial, étnico ou xenófobocom pena de no mínimo 15, e no máximo 30 anos de prisão, podendo ter agravantes, como a participação de três ou mais pessoas. Martin Sampaio, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, diz que “Da maneira como está na lei, qualquer manifestação, passeata, protesto, ato individual ou coletivo pode ser entendido como terrorismo. Isso é um cheque em branco na mão da FIFA e do Estado”.

Isso demonstra que o "Estado Democrático de Direito"  que achamos que temos aqui é apenas ilusão. Nosso Estado apenas é lacaio das grandes corporações privadas, como o caso da FIFA, enquanto o povo pode ser considerado criminoso apenas por lutar por seus direitos. Além do mais, teme-se que com a aplicação bem sucedida dessa lei, ela seja implementada de forma definitiva, de modo a proteger o sistema contra as manifestações das massas.


• Comemoração do Golpe Militar de 64

Algo que já foi publicado aqui no blog (nesse artigo), mas que faço questão de linkar com os outros pontos. Dilma Rousseff, atual Comandante Suprema das Forças Armadas do Brasil, proibiu militares de comemorarem o golpe de 64, mas, mesmo assim, eles enviaram convites para um jantar que ocorreu no dia 29/03, e gerou muito tumulto no conflito entre os mesmos e os manifestantes. Esse é um caso claro de insubordinação e desobediência militar, e, juntamente com o manifesto que fizeram contra a Comissão da Verdade, mostra o termômetro das relações entre a ex-guerrilheira e o setor militar. É algo em que devemos prestar bastante atenção. 


• Partido Militar Brasileiro


Além de tudo isso, está em projeto de legitimação o PMB, que será dirigido por militares, e tentarão disputar as eleições já no ano de 2012. Nem é preciso dizer que é um partido de direita, voltado para a manutenção do sistema atual. Como serão suas políticas caso sejam eleitos? Quais os seus principais objetivos? Eles querem uma retomada do poder pelo meio "democrático"? São questionamentos que desde já devemos fazer. 

=============================================================

Só posso imaginar que o sistema não está levando como prioridade esconder sua real identidade, seja por estar se focando em tentar resolver o colapso pelo qual está passando, ou por já estar desesperado na tentativa de se sustentar.

E, outra grande possibilidade, é já estarem avançando com o objetivo de tirarem todas as nossas liberdades. Mas, logicamente, o farão de forma lenta e homeopática, de modo que o povo vá se acostumando aos poucos com o novo regime que será implantado.

Estamos caminhando à Nova Ordem Mundial?

2 comentários:

  1. Caro amigo , pelo que vejo em noticiarios na europa já está ocorrendo manifestação contra a nova ordem .
    Isso já não é conto de fadas ,é realidade , e neste momento que escolheremos ser escravos ou uma raça que irá trabalhar junta para poder ser autosuciente , sem precisar se preocupar com mais nenhum recurso natural ou algo do genero.
    Mas a nova ordem mundial eu já estou sentindo desde 2010

    ResponderExcluir
  2. CADA PAIS PRECISA DE LIDERANÇA FIRME E NÃO DE DITADORES
    SE O POVO DE CADA PAIS NÃO FIZEREM NADA, O FATO AI SERA CERTO.

    ResponderExcluir

Comente, participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...