quinta-feira, 8 de março de 2012

Marcha contra a Corrupção! Uma reflexão...

Antes de mais nada acho bom deixar claro que não apenas apóio a iniciativa quanto estarei em um dos pontos da manifestação, participando ativamente, mas isso não significa que eu concorde plenamente dom a mobilização, sem sentido ao meu ver. É justamente esse ponto que me levou a escrever esse post, usando como base a linha de raciocínio da imagem de divulgação acima.

Desde que a onda de manifestações começaram a se espalhar pelo mundo e pelo país, o número dessas manifestações, bem como o de participantes das mesmas só tem aumentado, isso por sí só é maravilhoso. Enfim parece que o brasileiro está se dispondo a sair de sua zona de conforto e encarar os fatos, de que há algo de muito errado com o mundo e se não nos movernos a tendência CERTA é só piorar, ponto para o despertar da cidadania.


Esse aumento acentuado de manifestações vem, coincidentemente ou não, isso não importa, desde que o plano Anonymous foi apresentado ao mundo, a cerca de 7 meses atras. Desde lá o lema que ganhou força, corpo e nenhum sentido claro é "Chega de Corrupção". Tá, todo mundo sabe que corrupção é uma merda, vem assolando o Brasil a décadas, ou melhor, séculos mesmo, mas tem algo que até agora não entendo e ninguém conseguiu até agora me explicar: Como acaba-se com a corrupção?
As respostas que já ouví foram muitas, as mais frequentes são: "Mostrando a força do povo", "Indo às ruas e reinvindicando (mas reinvindicando o que ninguém sabe)", "pressionando os políticos a ponto de faze-los ter medo de continuar roubando" e por último a minha preferida , "com certeza não é ficando parado, melhor uma passeata do que nada" .
É tudo muito lindo e empolgante mas vamos imaginar uma situação hipotética para ilustrar o quão vago e sem sentido real isso é?
Imagine por um instante que a marcha contra corrupção ganhe tamanha força que junte literalmente milhões de pessoas, como aconteceu em Portugal a alguns dias quando 6 milhões foram as ruas contra reformas trabalhistas. Então, 6 milhões de pessoas se amotinam em frente ao palácio presidencial, sendo impossível ignora-la. Subto aparece descendo a rampa, a presidente da república com os principais representantes das esferas de poder seguindo-a. Ela se aproxima da multidão e aponta o indicador aleatoriamente para escolher alguém para falar e olha só, é você que ela escolhe. Você se aproxima e ela começa a falar:
-Pois bem, todo o governo está a disposição de vocês e faremos o que pedirem, diga o que deve ser feito para acabar com a corrupção e seja possível a nós, dentro de nossos poderem fazer.

Imagine a situação acima e responda a questão para você mesmo. Percebe o quão subjetivo e sem viabilidade real é o fim da corrupção? Pois independente de sua resposta, se você souber como o sistema funciona como um todo e consiga ver além verá que não é possível aplica-la ou mesmo que possível o sistema teria apenas que adaptar-se a ela e nada de real mudaria.

Onde quero chegar é na verdade simples. As manifestações, em especial essa são de imensa valia, tanto que participarei também, mas ela é uma força sem direção, é um canhão poderoso sem alvo definido, pois a corrupção é subjetiva, invisível e não depende ou pode ser resolvida com 1 alvo, é um complexo sistêmico e social que deve ser estudado, pensado e então decidido pontos chaves, concretos e reais para serem atacados e reinvindicados.

Ano passado, em Novembro, publiquei um post sobre o assunto, mostrando a conclusão que o movimento Occupy WallStreet havia chego sobre a origem de seus problemas, dos problemas do mundo como todo na verdade. De lá para cá, essa consciência se espalhou pelo mundo e todos os países envolvidos nessa revolução em escala mundial chegaram ao mesmo ponto, ao mesmo inimigo. Para quem quiser ler o post fica o link. Mas para facilitar linkarei o vídeo sobre a carta do Occupy aqui novamente:


O que eu não consigo entender de forma alguma é o motivo pelo qual, mesmo as pessoas que se engajaram nessa luta, insistem em ignorar o que o mundo todo sabe. Por um acaso nosso país, apenas por não estar mergulhado AINDA na crise financeira mundial, é algum tipo de ilha em uma realidade paralela que não compartilha da mesma origem do problema que aflige todo o mundo? Quanto tempo mais precisaremos lutar por causas vagas até que se perca o medo de assumir o risco de sair de nossa "zona de conforto" e encarar a origem de todo esse mal, inclusive a corrupção, de frente, peito aberto, sem medo e até as últimas consequencias?
Por fim, não podemos esquecer da linha de raciocínio apresentada pela imagem. Quando nossos avós lutaram contra a ditadura e venceram, eles sabiam muito bem contra quem lutavam, os riscos e meios de vitória. Quando nossos pais derrubaram Collor, não é meu caso pois não sou tão novo assim (risos), também se conhecia muito bem o alvo e nem vou entrar no detalhe da manipulação midiática no assunto. Mas agora, não lutamos contra militares nem contra 1 homem no governo, lutamos contra um sistema, contra um conceito obstrato que é a corrupção e que se sustenta de todo o corroído sistema capitalista vigente, como podemos, através de manifestações nas ruas apenas encontrar algum modo efetivo de vence-la?

Somos Anonymous
Somos Legião
Somos 99% de humanos, não 99% de brasileiros apenas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...