sexta-feira, 2 de março de 2012

Nova política Google, FBI cortando internet. O que está havendo afinal?

Desde ontem (01/03/12), entrou em vigor a nova política de privacidade do Google. Sob a justificativa de melhorar os serviços e apresentar respostas mais efetivas, válidas e personalizadas a seus usuários, nossos históricos de busca por site e imagens, vídeos vistos no youtube e as mais inúmeras atividades no Google+, começaram a serem armazenados e os dados dessa navegação cruzados a fim de traçar um perfil de comportamento, gostos e interesses dos internautas.
Claro que comportamentos desse tipo não é uma grande novidade e já é feito a tempos, de maneira velada e desinteressada, mas que agora tomam um carater oficial e muito mais amplo.
Logo em seguida, no dia 08/03, o FBI poderá deixar offline, literalmente milhões de usuários. A justificativa para isso é a existência de um trojam que ninguém nunca ouviu falar, que contamina o DNS dos computadores e entre os poucos detalhes de efeitos do mesmo, bloqueia o acesso a sites que podem previnir da contaminação, algo também não relatado por ninguém. Para fechar essa ação bizarra da agência, eles disponibilizaram em centenas de sites uma ferramenta que checa seu DNS e verifica se a contaminação com o tal trojan aconteceu, mas não faz muita diferença, uma vez que tal programa identifica a contaminação, mas não aniquila o suporto intruso.
Desde a retirada do famoso sistema de compartilhamento MegaUpload, mesmo com a ação da comunidade da internet impedindo o andamento de leis como o SOPA, PIPA, ACTA e outros locais como a lei Anti-Games no Brasil, o comportamento de gigante da web e tudo que envolve a grande rede está cada vez mais estranho. Mais um exemplo que pode ser muito relevante é o fato do twitter ter vendido seus arquivos com os twitts de todos seus usuários nos últimos 2 anos. E o bolo de notícias "estranhas" não param por aí, temos também o mesmo twitter admitindo a possibilidade de adotar censura local para assim expandir seus serviços a países com políticas censora mais duras ou o fato amplamente conhecido e divulgado de que o FaceBook VENDE dados de seus usuários a quem interessar e pagar bem por eles.

Mas o que significa tudo isso afinal?

Na contra mão da luta da comunidade da internet mundial elo direito a privacidade e liberdade de expressão, mesmo com a apresentação e queda subsequente de tantas leis levianas e absurdas, as mesmas parecem realmente se tratarem de uma mera distração, pois as empresas vitais para o funcionamento e comunicação dentro da rede, descaradamente abraçam essas leis mesmo sem sua aprovação, transformando suas idéias em políticas internas individuais delas próprias. Aliado a isso, muita gente teoriza e pelo visto com muita razão de que a ação do FBI nada tem a ver com trojan nenhum e sim se trata da instalação de sistemas de monitoramento e mapeamento de usuários, o que poderia facilmente ser agilizado pela utulização do suposto programa, que ao invés de buscar por contaminação, mapeia e registra quem o utiliza, facilitando o trabalho da agência e inutilizando defesas de identidade como os mascaradores de IP e proxys.
É de fato assustador perceber que em menos de 3 meses, a cara da internet, símbolo da liberdade de expressão e da comunicação sem fronteiras já esteja tão diferente e que a mesma liberdade já pode na verdade nem existir. Os sites com serviço de compartilhamento que sobraram, pouco a pouco restringem suas funcionalidades ou saem do ar efetivamente enquanto outros jogam toda a responsabilidade pelos arquivos compartilhados nas costas do usuário.
Tendo tudo isso em mente seria realmente exagero considerar que a mesma elite que domina e controla os outros meios de comunicação como TV, rádio e cinema esteja estendendo seu monopólio e controle para a grande rede e com isso ganhando mais uma ferramenta de manipulação de massas e desrespeito total a individualidade de todos nós, nos submetendo assim a uma ditadura completa de um capital privado, nas mãos dos 1% contra o qual estamos lutando?

Somos Anonymous
Somos Legião

Fontes:
FBI e o corte de milhões de acessos: http://www.tecnologia.com.pt/2012/02/fbi-pode-cortar-internet-a-milhoes-de-utilizadores-ate-dia-8-de-marco/
Nova politica Google: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/03/nova-politica-de-privacidade-do-google-entra-em-vigor-hoje.html

2 comentários:

  1. kkkk, e eu achava q esse ano nao seria o fim do mundo

    ResponderExcluir
  2. sobre esta midia de audio e video querem dominar tudo,,,é os sionistas querendo impor a mentira a todos!!!

    ResponderExcluir

Comente, participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...