terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Voto consciente = armadilha do sistema!

Votar, não votar ou votar nulo?
Eis uma questão que a princípio provoca muitos debates acalorados e recheados de frases prontas e contraditórias.
A maioria de nós aprende desde bem cedo que o voto é um direito, que nosso voto decide quem lidera nossa cidade, estado e país e que por conta disso, se escolhemos mal, nossa cidade, estado e/ou país vai mal. Até onde isso tudo é verdade?
A princípio temos de um lado os partidários do "voto consciente" que vestem a camisa de seu partido e torce por ele e seu candidato com fervor quase frenético comum em tietes e torcedores de futebol. Do outro lado temos os que "não gostam de política", portanto não se interessam, não gostam e acham uma perda de tempo saber algo sobre o assunto.
Uma pessoa APOLITIZADA (não gosta nem entende política) jamais será um revolucionário, nunca participara de um protesto, votará para não pagar multa e geralmente no candidato que considera mais ridículo, não saberá nem o nome de quem governa sua região, mas em contrapartida será o primeiro a xingar políticos e a política, embora nem entenda o porque de xinga-los. Esses são parasitas, não são cidadãos e apenas se adequam a situação, seja ela tão ruim quanto possa ser, afinal, política é chato e não interessa. Essa espécie também e conhecida como analfabeto político e como tal não vem nem ao caso falar mais deles.
As pessoas POLITIZADAS, via de regra tem um partido de preferência, um candidato "do coração", sabem de superficialmente a profundamente de toda a estrutura política, escolhe a dedo seus candidatos e são cidadãos de verdade, pois lutam da forma que acreditam certo por aquilo que acreditam certo, sabem que mudanças são necessárias e acreditam que através do voto, um direito, pode-se acabar com a corrupção e mudar, melhorar o país.
E ainda existem os APARTIDÁRIOS. Tendem a saber de superficialmente a profundamente de política, mas consideram um voto um DEVER, e se veem muitas vezes no DEVER de desobedecer, não votando ou votando nulo.
 Agora vamos avaliar um pouco sobre a realidade de nossa estrutura política. Esse assunto tende a ser longo e penoso, portanto vou tentar ser o mais dinâmico possível.

- VOTO É UM DIREITO - Primeira mentira, pois trata-se no Brasil, de um dever.

O voto em nosso país é obrigatório, portanto temos aqui a primeira mentira. Um direito é uma ação que você pode executar se quiser e ninguém pode impedi-lo, da mesma forma que você pode escolher NÃO fazer e ninguém pode obriga-lo. Já o dever é algo que você é OBRIGADO a fazer e sujeito a algum tipo de pena caso se recuse. Se você não vota, paga multa e se insistir em não votar e não pagar multa pode perder o CPF e com isso ser excluído de quase todos os direitos civís.

- ATRAVÉS DO VOTO VOCÊ ESCOLHE SEUS GOVERNANTES - Segunda mentira, nós escolhemos uma entre algumas poucas opções, mas não escolhemos quem serão essas opções.

Os candidatos a um cargo público são escolhidos pelos referentes partidos, em suas cúpulas, de acordo com sua competitividade e com base em outras formas NADA DEMOCRÁTICAS de negociatas por financiamento de campanha. Essas cúpulas e financiadores decidem, baseados em acordos e troca de interesses, visando maximizar as chances do candidato chegar ao poder e como é obvio, nesse processo o candidato já é lançado com uma gama de compromissos firmados com a cúpula partidária e principalmente os financiadores de campanha.

- VOTANDO VOCÊ GARANTE O DIREITO DE EXIGIR RESULTADOS - Terceira e uma das maiores mentiras. Todos tem o direito de reclamar e exigir resultados, votando ou não em quem quer que seja.

Para quem acredita nisso não custa lembrar que nossa constituição é clara quando diz: "Todo poder emana do povo e em nome dele será exercido". Toda e qualquer pessoa que resida legalmente no país é um cidadão e detentores de todos os direitos e deveres contidos na constituição. Apenas por isso está garantido, votando ou não em quem quer que seja o direito de exigir pelo cumprimento dos artigos da constituição e cobrar por isso. Não existe nenhum artigo ou lei que dite que apenas quem vota é titular de direitos.

- COM O NOSSO VOTO PODEMOS MUDAR E MELHORAR O PAÍS; - Mentira
- VOTE CONSCIENTE; - Mentira
- OS MAUS POLÍTICOS SÃO O REFLEXO DE UM MAL POVO; - Mentira

Agrupei essas e deixei de citar outras pois todas tem em sua mentira a mesma raíz.
Um candidato a qualquer cargo político de grande revelância tem suas chances de eleição diretamente proporcionais ao dinheiro despreendido em sua campanha eleitoral. Apenas se chega a algum cargo relevante se tiver dinheiro para tanto, independente de plataforma ou propostas, e o mais importante, a maior parte dos financiadores de campanha, financiam igualmente a todos os candidatos disponíveis.
Para ilustrar um pouco a situação, peguemos como exemplo a última eleição presidencial e os 2 principais candidatos, Dilma (eleita) e José Serra (derrotado). Ambos tiveram respectivamente o valor oficial de doações para campanha, R$ 279 Milhões e R$ 214 Milhões, ambos tiveram como maior doador jurídico de campanha o banco Itaú e ambos com 4 Milhões de Reais cada um para suas campanhas. Desde a eleição o crescimento dos lucros do mesmo banco foram notáveis, assim como de outros bancos e empresas igualmente envolvidos.
O que isso tudo significa?
Alguém é inocente o bastante para crer que empresas e pessoas físicas, em nome de suas empresas doariam mais de meio Bilhão de reais por simpatia aos candidatos e não por favorecimento caso eleitos?
Apenas em um primeiro momento, quando eleito, o candidato está "devendo favores" para pelo menos 70 empresas e empresários.
participação real alguma em todo processo, tampouco podemos ser atendidos quando acabam as eleições, Por isso não importa em quem votemos, o capital privado que financia a política puxa as cordas do governo, não permitindo nenhuma mudança que possa traduzir-se em perda de lucros e por tudo isso a política reflete a corrupção e indecência desse mesmo capital e não do povo que é levado a crer que é o responsável.

Frente a tudo isso, considero o processo eleitoral um crime contra mim e contra todo cidadão e uma vez que não pode na verdade mudar nada, votar é o equivalente a ser cúmplice de um crime cometido contra nós mesmo. 
Agora pergunto: FAZ SENTIDO VOTAR ENQUANTO ESSA CADEIA CORRUPTA NÃO FOR ROMPIDA?


Informem-se, não se deixem enganar. A verdade existe, mas não pousará em seu colo.
Fonte das pesquisas sobre campanhas e doações: http://www.transparencia.org.br/ e http://www.asclaras.org.br/



5 comentários:

  1. Gostei do texto. E vale lembrar que na "democracia" representativa já somos roubados do nosso direito de participar das decisões pela de organização desse modelo. Com a internet é extremamente possível a utilização de mecanismo de democracia direta, ou até mesmo, o próprio modelo de democracia real poderia ser implantado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia mesmo, mas vou te confessar. Eu particularmente não acredito mais em reformas, por mais que melhoremos, nunca vamos acabar com os buracos que podem ser usados para corrupção, manipulação de massas e abuso de poder.
      As leis que estão tentando passar visam acabar com a liberdade que temos até na internet, aqui e no mundo se instala uma verdadeira ditadura, não acredito que tenhamos tempo para reformas, antes que consigamos estaremos novamente sob a ditadura sem nem ao menos perceber.

      Excluir
  2. Tem alguns pontos importantes, mas tenho grandes discordâncias com o que você coloca.
    acredito no seguinte, o capitalismo tem que acabar! é fato! e não acabará por eleições, é fato também! precisamos lutar, se organizar, ir às ruas e tudo mais! porém, as eleições podem ser um espaço de ajudar a fortalecer a luta contra o sistema. a maioria esmagadora dos partidos são sim vendidos e entregues às negociatas mais sujas. Porém há algumas tentativas de luta. Cito aqui PSOL, PSTU e PCB. Em que não aceitam dinheiro de qualquer empresa pras suas eleições, constroem suas campanhas com dinheiro suado dos trabalhadores e de quem está na luta também contra esse sistema! iremos mudar o país? não... mas ajudaremos a batalhar contra os avanços do capitalismo! temos o exemplo do Allende no Chile, por exemplo, que se elegeu e começou profundas reformas no país, tanto incomodou que a burguesia buscou retirá-lo a força. Hugo Chavez tem mtoos problemas, mas tbm incomodou bastante a burguesia e o imperialismo... enfim... acho que pode ajudar... além do fato de que é um momento em que toda sociedade para pra discutir política, e podemos usar dessa (rara) atenção dada a política para discutir a necessidade de construir um outro sistema, e acabar com o capitalismo.

    Daniel Luca
    Liberdade, Socialismo e Revolução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma pergunta, depois que o capitalismo for instinto tu pretendes como tu pretendes ter um computador? Vai fazer na unha? E o fornecimento da energia? Ou não, vão existir pessoar que passarão anos em graduações e pesquisas para formar uma linha de produção altruísta, bem como em todas os outros campos indústrias para que haja todo o conforto que você tem agora igualmente para milhões?

      Excluir
  3. Não acredito em políticos, e faz tempo, assisto TV CF. Senado, Municipal...
    Por assistir por anos, e crescer e um, viver a Ditadura, ver gloria e sua derrota. Os 2 primeiros Presidentes a tomar posse foi Vice, e sem Voto.
    FHC, Lula, Dilma a continuação... nem uma reforma: tributaria, politica, agraria... promessas.
    Mas tiraram o Direito de trabalhadores aposentados. Mas as outras aposentadorias estão ai, uma da gerra do Paraguai- tem de outros poderes: filhas nunca se casam, para manter a herança.
    Favela, cortiço, só crescem; escolas, creches, hospitais...só fecham.
    Todos os políticos juraram acabar com essa chaga, mas ela só aumenta pior: bancada dos religiosos, negros, elite, LGBT, das bolsas, banqueiro, empreiteiros, ruralistas, analfabetos e...
    Dividiram e classificaram o POVO, para os que pensam os Idosos esses não precisa Votar...
    Só passei de 60, não conheço mais minha Pátria e meus Irmãos...

    ResponderExcluir

Comente, participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...