terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Liberdade, um sonho complexo!

Não é de se estranhar toda a mensagem Anarquica transmitida pelo filme "V for Vendetta" já que o criador do personagem - Alan Moore - é reconhecidamente um Anarquista.
Eu me pergunto qual o grande motivo para que as pessoas temam um estado Anarquico e logo me vem uma resposta à mente: O medo.
As pessoas clamam por liberdade, mas essa liberdade é também o que mais temem por não saberem exatamente o que fazer com ela.
Liberdade, de uma certa forma, traz consigo a responsabilidade. O que quer dizer: você, dentro de uma sociedade anarquica, torna-se efetivamente responsável por toda e qualquer atitude sua, não tendo mais a quem culpar pelos fracassos ou agradecer pelas vitórias.
Um outro ponto que muitos temem: a perda do status quo. Mas que diabos de status quo é esse que temos hoje em dia?  O que tememos perder? O financiamento de um carro no qual são embutidos impostos e mais impostos? As filas que muitas vezes temos que enfrentar por um antendimento médico sofrível? A diversão que pensamos ter?
O governo que hoje podemos xingar mas que não nos ouve?
Ou será que tememos não conseguir andar com as proprias pernas? Tememos quebrar os grilhões que nos aprisionam ao comodismo de reclamar sem agir? Tememos tirar os véus de ilusão que nos mostrarão que somos escravos de um sistema moribundo?
A quem realmente pertencemos? A nós? Somos realmente livres?
Onde existe submissão pode haver liberdade?
Você sente-se livre? Como é livre se nem o direito de não exercer a obrigação do voto você se dá?
Como é livre se abaixa a cabeça e resigna-se a pagar todos os impostos que o Estado lhe impôe? Como é livre se cala diuturnamente os gritos de revolta que insistem em brotar de sua garganta dizendo que "Não adianta".
Liberdade não combina com omissão, liberdade não combina com comodismo, liberdade não combina com aceitação pura e simples.

"Sonhe e serás livre de espírito. Lute e serás livre na vida"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...