sábado, 25 de fevereiro de 2012

ACORDEM!!! Tá, mas como assim acordar?

Sem dúvida é o apelo mais comum, popular, genérico e repetitivo dos últimos tempos. Todo mundo parece querer que as pessoas acordem e muitas delas tentam mesmo, mas afinal de contas, como assim acordar, acordar para o que exatamente?
O termo não poderia fazer mais sentido para os dias atuais, pois de fato, estamos mergulhados em um sono profundo, em um sonho, ou melhor, um pesadelo que teima em não acabar.
Talvez seja mais fácil de entender se você já assistiu Matrix. Pode parecer exagero, mas não é.
Imagine que, de repente, você acorda em um lugar estranho e descobre que TUDO na sua vida não passava de um sonho, nada era verdade. Nos últimos anos um número cada vez maior de pessoas experimenta isso em sua forma mais literal e cruel.
Como uma reação básica a uma situação tão desesperadora e cruel, é natural se agarrar a alguma coisa que ao menos lembre o ambiente "seguro" do sonho, as vezes isso basta, as vezes agarra-se a várias coisas e por conta disso, nunca se chega nem próximo a um despertar pleno.
Bom, mas sejamos mais práticos, alguns exemplos:
1. Você acha que políticos controlam o país?
Não, políticos são controlados por bancos e grandes corporações que financiam e mantém sob seus pés quem quer que esteja no poder.
2. Você acredita que o mundo está em crise, mas é uma crise comum como tantas?
Mentira também. O mundo está sendo tomado por manifestações nacionais massissas, violência, miséria e opressão de toda ordem por parte dos governos.
Eu poderia continuar essa lista indefinidamente até ser considerado louco ou levar alguém a um surto psicótico pelo choque da realidade.
Desperar para o que acontece no mundo e aceitar que todos a sua volta mentem, seja intencionalmente como a mídia ou inocentemente por repetir e afirmar o que as mídias dizem, não é uma tarefa fácil, muito menos rápida. Se você assistiu meia dúzia de documentários e acredita saber o segredo de toda essa mentira, não se iluda, a coisa toda pode ir muito mais a fundo.
Mas afinal de contas, o que fazer para acordar?
Informe-se, isso sim é a regra. 
Jamais se contente com notícias vindas de mídias tradicionais. Se algo lhe chama atenção, procure saber outros pontos de vistas, de todas as origens, desde blogs sensacionalistas e viajados, até as mais sensatas análises dos mais renomados profissionais no assunto. Entenda o que se passa, estude sobre política e economia, entenda como o mundo funciona de verdade e NUNCA, JAMAIS se contente com respostas prontas, busque as informações e formule suas próprias respostas. 
Existe muita besteira por aí espalhada com a máscara de informação, mas muita verdade entre muitas mentiras, saiba filtra-las, aprenda a filtra-las.
Por fim, tenha algo em mente. Uma pessoa inteligente muda de opinião, pois quem tem opiniões fixas e imutáveis certamente está iludido de alguma forma, levem sempre isso em consideração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...