sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

S.O.P.A. is dead!!! Comemoremos, mas isso não é o fim da guerra apenas uma batalha vencida! Parte 1

É isso aí mesmo pessoal, o maldito S.O.P.A. está fora da jogada. O deputado republicano Lamar Smith, criador da lei, depois da verdadeira guerra cibernética e protestos por parte de gigantes como Wikipédia, Google, AOL, etc, os apenas 32 nomes do governo americano que eram contra o projeto, de repente se tornaram mais de 120, não restando assim muitas opções.
Como a coisa toda foi muito rápida e ainda muita gente não sabe nem exatamente o que está se passando, dessa vez explico com calma e o máximo de detalhes possível.

O que diabos afinal é esse S.O.P.A. que todo mundo está falando?

O SOPA (Stop Online Piracy Act), foi uma alternativa infeliz, estimulada e orquestrada pelo $$$$ da indústria fonográfica e cinematográfica para "acabar com a pirataria". Em vias oficiais esse foi o objetivo e motivo para a lei, na teoria era isso mesmo.

Na prática ela é muito mais sinistra e nem um pouco simples. Com a aprovação dessa lei, a justiça americana passaria a ser capaz de tirar do ar qualquer site que distribuísse ou mantivesse qualquer material protegido por direitos autorais e processar por pirataria seus mantenedores. Para piorar, CADA material "pirata" baixado dessa forma renderia 5 anos de cadeia para o site que o forneceu e até mesmo aplicável para pessoa que baixou.
Sim, é isso mesmo. Sabe aquela música que vc baixou hoje mesmo na net? Ela é protegida por direitos autorais, e, com o SOPA em vigor, você e o site que te forneceu a música correriam o risco de amargar 5 anos de cadeia. Peraí, mas vc baixou 10 músicas lá? Então lascou-se, pois vc e o site estariam sujeitos a 50 anos de cana cada um. Também na mesma linha, aquela imagem que vc achou no Google imagens e colocou no seu blog ou site? Alguém criou ela e ela pode ser protegida por direitos autorais, então sim, caso desse na telha do FBI, poderia tirar seu site do ar na hora e sem aviso prévio e você acusado de pirataria. Ah, e não nos esqueçamos que os mecanismos de buscas seriam OBRIGADOS a apagar imediatamente o seu site do banco de busca.

A coisa é feia assim mesmo. Caso essa lei tivesse sido aprovada, as projeções e possibilidades poderiam remover 75% do conteúdo de busca do Google, Yahoo e cia e sites de compartilhamento e distribuição de conteúdo, como o MegaVideo, MegaUpload, Youtube, etc, etc, etc sumiriam da web, seriam fechados e uma nova ditadura controlada e ditada pelas mega empresas de entretenimento se faria presente, como já acontece com rádio, TV, jornais, etc. Com isso, o último reduto de liberdade de expressão de nossa sociedade, a internet, estaria acabada e amarrada como todo o resto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...